Os
principais índices de ações da Europa
tiveram mais um dia de valorização, especialmente o DAX, de Frankfurt,
após o Parlamento alemão aprovar um pacote de bilhões de euros em estímulos fiscais
. A perspectiva do mercado é de que esse incentivo beneficie toda a União Europeia, o que se refletiu na forte alta do euro nesta terça-feira e na alta do índice Zew de sentimento econômico. Agora, o projeto de lei precisa ser aprovado no Senado, nesta sexta-feira.
No fechamento, o índice que reúne ações de diversos países do continente, o
Stoxx 600
, subiu 0,59%, aos 554,18 pontos. O
FTSE 100, da Bolsa de Londres
, teve alta de 0,29%, a 8.705,23 pontos, e o
DAX, da Alemanha
, avançou 0,98%, aos 23.380,70 pontos. Já o
CAC 40, de Paris
, teve ganho de 0,50%, aos 8.114,57 pontos.
“É uma mudança histórica no regime fiscal, possivelmente a maior desde a reunificação alemã”, comenta Robin Winkler, economista-chefe da Alemanha do Deutsche Bank. “No entanto, uma expansão fiscal não garante sucesso: o próximo governo precisará implementar reformas estruturais para transformar esse pacote fiscal em um crescimento sustentável.”
No cenário macroeconômico, o índice de sentimento econômico da Alemanha medido pelo instituto Zew, que acompanha as expectativas para os próximos seis meses, subiu de 26 pontos em fevereiro para 56,1 em março,
bem acima do esperado pelo mercado. Em nota, a Pantheon Macroeconomics diz que as condições atuais da economia na zona do euro “permanecem críticas”, em linha com o crescimento fraco no início do ano. Na visão da casa, a melhora nas expectativas sugere que os investidores e os analistas estão ignorando a incerteza comercial de curto prazo e focando no impulso gerado pelo estímulo fiscal.
Webstories
subir — Foto: Getty Images
Mais recente
Próxima
Bolsas da Ásia fecham em alta impulsionadas pelo setor de tecnologia na China
