Proposta de Reforma no Novo Mercado Aguarda Votação das Empresas Listadas

Bolsa abre para votação de proposta de mudanças no Novo Mercado

A consultoria pública realizada pela B3, a bolsa brasileira, para alterações nas normas do Novo Mercado, segmento de maior governança corporativa, chegou à segunda fase. As 190 empresas listadas terão a oportunidade de votar a favor ou contra as novas regras no próximo mês.

Novo Mercado Alerta

A proposta inclui a criação do “Novo Mercado Alerta”, uma medida que visa identificar potenciais violações às normas do Novo Mercado, acendendo um alerta antes de uma investigação mais severa. Esta medida foi ajustada após feedback do mercado, visando mais transparência e sem implicar em exclusão da empresa do segmento.

Melhorias na Governança Corporativa

Além disso, a proposta visa aumentar a confiabilidade das demonstrações financeiras, com a inclusão de declarações dos diretores da empresa confirmando os controles internos. Também são propostas mudanças na composição dos conselhos de administração e limites para atuação em conselhos de outras empresas.

Processo de Votação e Resultados Esperados

As empresas terão todo o mês de abril para apresentar suas manifestações, sendo aprovadas as propostas caso dois terços das companhias votem favoravelmente. As mudanças visam proteger os acionistas, aumentar a confiança dos investidores e promover boas práticas de governança corporativa.

As propostas em discussão são resultado de um amplo processo de consulta pública, almejando alinhar as normas do Novo Mercado às demandas do mercado atual e fortalecer a transparência e segurança do ambiente de negócios, conforme a B3.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *