Um guia para “não morrer”: confira como foi a apresentação do guru da longevidade Bryan Johnson no SXSW

O empresário americano Bryan Johnson, de 47 anos, conhecido mundialmente por gastar cerca de US$ 2 milhões por ano para voltar a ter “18 anos” encerrou a maratona de keynotes do SXSW 2025 nesta quinta-feira (13) compartilhando com o público algumas dicas de saúde e bem-estar que ele mesmo utiliza em sua missão de “não morrer”.
Descontraído e interagindo bastante com a audiência, o bilionário começou sua apresentação fazendo um convite para que todos fechassem os olhos e respirassem calmamente junto a sua contagem.
Terminado o exercício, Johnson se apresentou brevemente, dizendo que faz da longevidade um esporte e aproveitou para dar um recado àqueles que duramente criticam seus métodos usados na busca incessante pela juventude eterna. “As pessoas podem achar que estou deixando de aproveitar a vida, mas, na verdade, eu escolhi ser mais saudável e nunca estive mais feliz como agora”, disse.
Continuar lendo
Para documentar e validar sua jornada, Johnson mantém uma política de transparência em relação aos seus resultados e métodos. Ele publica regularmente seus biomarcadores, permitindo que o público acompanhe sua evolução e os efeitos dos seus experimentos.
O guru voltou a afirmar que é possível reverter com sucesso a idade biológica de vários órgãos do corpo. “Então, agora, tenho 47 anos cronologicamente, mas meu corpo tem centenas de idades diferentes. Por exemplo, meu coração tem 37, meu diafragma tem 18, meu fígado funciona como a idade de um jovem de 18 anos e meu ouvido esquerdo tem 64″.
Embora a maioria das pessoas não tenha os recursos de Johnson, muitas das suas práticas – como manter uma alimentação equilibrada, praticar exercício físico e dormir adequadamente – podem ser aplicadas por qualquer pessoa, diz. Confira algumas dicas compartilhadas pelo empresário durante o evento para viver mais e melhor:
Sono de qualidade
Johnson dá uma enorme importância ao sono de qualidade, considerando-o fundamental para a regeneração celular e para a saúde mental. Ele ressaltou que, se você tem 4 horas de sono ou menos por noite, as células do organismo que combatem o câncer são reduzidas em 72%.
Para uma boa noite de sono, ele sugere consistência no horário de ir para a cama e que a última refeição seja feita em até 2 horas antes de dormir. “A consistência nos hábitos tem melhor efeito do que remédios”, afirmou.
A luz vermelha também é uma das melhores opções de iluminação para dormir, pois ajuda a relaxar e não interfere na produção de melatonina, hormônio que ajuda a regular o sono.
Dieta balanceada
O protocolo alimentar “Don’t Die” de Bryan Johnson — Foto: Divulgação
Durante sua apresentação, Johnson compartilhou seu protocolo “Don’t Die” (“Não Morra, na tradução literal), um guia alimentar simples para comer de forma consciente, enfatizando alimentos ricos em nutrientes e evitando escolhas alimentares prejudiciais como fast food, alimentos ricos em açúcar, carne vermelha e alimentos ricos em carboidratos refinados, como pães, massas e arroz.
O guia é baseado em três pilares principais: carboidratos complexos, proteínas magras e gorduras saudáveis.
Segundo o documento, a base de uma dieta saudável inclui carboidratos limpos, não processados, e vegetais ricos em fibras e antioxidantes. Estes apoiam os níveis de energia e a saúde celular geral. Exemplos incluem: frutas vermelhas, raízes, folhas verdes, aveia integral etc.
A proteína é essencial para a manutenção muscular e a função corporal geral. O protocolo incentiva fontes magras e de alta qualidade para atender às necessidades diárias, tais como peito de frango, peixes, ovos, iogurte sem açúcar, entre outros alimentos.
Já as gorduras saudáveis encontradas em abacate, nozes, azeite extra virgem e sementes (chia, linhaça e cânhamo) são cruciais para a função cerebral, regulação hormonal e controle da inflamação.
A hidratação também é fundamental, e o guia recomenda optar por bebidas simples e sem açúcar, como água, café e chás.
Exercício físico
O exercício físico é outro pilar essencial no plano de Johnson. Ele dedica-se a um regime de treino meticulosamente planejado que combina treino de força com exercícios cardiovasculares, num esforço para manter os músculos, a densidade óssea e a saúde cardiovascular em ótimas condições.
No mais, a prevenção é o melhor remédio. O milionário enfatiza a importância de fazer exames médicos regulares e estar atento aos sinais do corpo, para ajustar hábitos e evitar problemas de saúde futuros.
*A jornalista viajou a Austin a convite do Itaú Unibanco
Siga a Epoca Negócios:
Mais recente
Próxima
As principais tendências para o futuro do trabalho, segundo o SXSW 2025

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *